Assistimos a 2 intervenções do BOJ nas últimas 2 semanas.
O primeiro ocorreu quando o USDJPY atingiu entre 158.000 e 160.000 e o segundo quando atingiu quase 158.000.
Com o BOJ avisando que está pronto e disposto a intervir novamente, quão inteligente é tentar pegar a carona se ou quando o BOJ entrar novamente?
O Ministro das Finanças, Shunich Suzuki, reiterou a disponibilidade das autoridades para combater as flutuações cambiais excessivas.
Ao mesmo tempo, o Presidente do Banco do Japão, Kazuo Ueda, manifestou a intenção de avaliar o impacto dos movimentos do iene na inflação para orientar as decisões políticas. "As taxas de câmbio têm um impacto significativo na economia e na inflação", sublinhou Ueda em resposta a perguntas no Parlamento ontem. Mas esta é talvez uma história ligeiramente diferente, mas ainda assim, algo para os comerciantes a considerar.
Na semana passada, dados do BOJ sugeriram que havia gasto US $ 60 bilhões para defender o Iene.
Mas, segundo alguns analistas, tudo o que fez foi comprar tempo às autoridades japonesas, com o USDJPY a voltar constantemente aos níveis de intervenção (dada a diferença substancial das taxas de juro entre o Japão e os EUA).
Mas podemos esperar que o BOJ intervenha repetidas vezes?
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, enfatizou que as intervenções devem ser pouco frequentes e idealmente coordenadas com a comunidade bancária central mais ampla, ou pelo menos sinalizadas com antecedência. Assim, o BOJ também desconfiará da sua reputação internacional.
Die Informationen und Veröffentlichungen sind nicht als Finanz-, Anlage-, Handels- oder andere Arten von Ratschlägen oder Empfehlungen gedacht, die von TradingView bereitgestellt oder gebilligt werden, und stellen diese nicht dar. Lesen Sie mehr in den Nutzungsbedingungen.