PetroRio PRIO3 adquire participação da BP

Aktualisiert
Visão Geral e Fundamentalista

A PetroRio confirmou aquisição das participações de 35,7% no Campo de Wahoo, e de 60% no Campo de Itaipu. Pretendo trazer aqui em análise futura o que isso pode significar em termos de aumento de produção para a empresa com todos os dados da ANP sobre reserva e produção desses 2 campos.

O que eu consigo afirmar agora é que a PetroRio é uma empresa com um grande potencial. Hoje o market cap da empresa é menor que a receita trimestral (!), uma indício da assimetria que esse papel tem. No entanto, o santo desconfia se a oferta é grande. Parte da explicação dessa assimetria passa pelo fato de a empresa estar num setor de alto risco, prospectar petróleo não é nada barato e os probabilidades de poço seco são reais. O fluxo de caixa e lucro são inconstantes, a empresa é ainda mais uma promessa que uma realidade como player importante do setor de petróleo. Estamos falando de uma empresa nova num mercado que exige experiência. Os riscos de segurança também contribuem para a incerteza do negócio, um acidente durante exploração e/ou produção pode ser fatal para empresa desse porte.

O melhor caminho para o crescimento de uma operadora com o perfil da PRIO3 é o de parcerias. Tanto para exploração quanto para produção. Assim, a empresa ganha o know how que é vital para o sucesso nessa indústria, reduz riscos financeiros dos insucessos exploratórios e permite o fluxo de caixa e receita que a manterão viva já que no setor de petróleo, renovar reservas não é opcional. E é nesse sentido que a PRIO demonstrou querer caminhar com as recentes aquisições dos blocos, um bom sinal para o longo prazo.

A eleição americana pode servir de impulso extra, já que o provável vencedor, Joe Biden, tem falado contra o shale gas, play que resultou num derretimento do preço do petróleo. Portanto é importante ficar de olho nos resultados oficiais que podem chacoalhar a indústria do petróleo como um todo.

Visão de Gráfico

Devido a assimetria de valor de mercado e receita, ao interesse do mercado pelo setor que antes era comandado por um player apenas (Petrobras) o potencial de movimentos muito direcionais é real. É exatamente o que vemos na PRIO. Existem momentos de lateralização mas estes são raros, o papel frequentemente tem pulsos de alta de mais de 100%. Com o anúncio da semana, a prio disparou 29% em um dia, e já era um dos melhores papéis do ano. No entanto movimentos deste tipo (volumes e movimento de alta exorbitantes) após notícias são puxados por dumb money e costumam falhar. E aí teríamos uma correção elástica devolvendo toda a alta causada pela notícia e causando mais quedas ainda. Não me surpreenderia com isso.

O rompimento da máxima pós-pandemia invalida está análise pessimista de curto prazo.
Anmerkung
Correção: A receita trimestral não é igual ao market cap. De fato, o market cap é 13x maior. Para se ter um parâmetro a PETROBRAS tem market cap 4x maior apenas.

Snapshot
Trade geschlossen: Stop wurde erreicht
Fundamental AnalysisOilPETR3PETR4petrobraspetroleoTrend Analysis

Verbundene Veröffentlichungen

Haftungsausschluss