Se lá fora pegar risk off, será que estamos lascados ou existe alguma chance de descolarmos dos gringos? (mesmo que um período de tempo pequeno e uma amplitude não tão grande)
Me fiz essa pergunta pois no Brasil estamos no ponto mais forte de suporte dos últimos 5 meses da bolsa brasileira, o qual tanto esperei, enquanto nos Estados Unidos (matriz), ainda há espaço para mais 5-8-11-15% de queda no pior dos cenários.
Após essa reflexão, decidi fazer o ratio do EWZ com o SPY, e notei uma coisa interessante nos últimos 10 anos. Todas as vezes em que o RSI14 semanal entrou em região de sobrevenda, ocorreu um rally que durou poucos meses, ou seja, descolamos da Matriz. A performance do EWZ superou muito a do SPY nesses períodos, mesmo que por pouco tempo. Nos casos em que houve divergência altista então, a performance foi bem bem impressionante..
Minha conclusão é de que eu não duvido que DESSA VEZ possamos descolar novamente. Eu não me surpreenderia, uma vez que o dólar está na casa dos 5.30 e tem bastante espaço pra corrigir (no mínimo até os 5.00 novamente), e o mesmo vale para o stress que ocorreu na curva de juros (DI'S). Ambos também têm um espaço para regredir.... e se essa correção no dólar e nos DI's vier a acontecer, pode ser um catalisador para um movimento de alta no IBOV.. "cairia como uma luva" neste momento por quê pela ótica do price action, o IBOV pode estar diante de uma bear trap... e se isso vier a se concretizar, acredito que possamos voltar para os 128-129-130k em um piscar de olhos.
Do ponto de vista técnico... é tempestade perfeita para descolarmos dessa vez!!
Die Informationen und Veröffentlichungen sind nicht als Finanz-, Anlage-, Handels- oder andere Arten von Ratschlägen oder Empfehlungen gedacht, die von TradingView bereitgestellt oder gebilligt werden, und stellen diese nicht dar. Lesen Sie mehr in den Nutzungsbedingungen.