ReutersReuters

Dólar cai mas permanece perto de máxima de 5 meses e meio, com Fed e Oriente Médio no foco

O dólar recuava nesta quarta-feira mas permanecia perto das máximas de cinco meses e meio, com as autoridades do Federal Reserve reiterando que o ciclo de corte de juros está em suspenso à espera de novos dados econômicos, enquanto a precificação da perspectiva de afrouxamento monetário dos bancos centrais do G10 ficava praticamente inalterada.

Autoridades do banco central dos Estados Unidos, incluindo o chair Jerome Powell, evitaram na terça-feira fornecer qualquer orientação sobre quando os juros poderão ser cortados, dizendo, em vez disso, que a política monetária precisa ser restritiva por mais tempo.

Dados recentes sugeriram que a economia dos EUA está em um caminho diferente em comparação com as previsões do Fed, levando os investidores a reduzir suas apostas em futuros cortes nos juros. Enquanto isso, os riscos de um conflito cada vez maior no Oriente Médio aumentaram o apelo de curto prazo do dólar como um ativo seguro.

Os EUA e seus aliados planejaram novas sanções contra o Irã por causa de seu ataque sem precedentes a Israel, buscando dissuadir Israel de uma escalada do conflito já que seu gabinete de guerra deve se reunir novamente nesta quarta-feira para decidir uma resposta.

Em relação a uma cesta de moedas, o dólar DXY perdia 0,2%, para 106,12, um pouco abaixo do pico de cinco meses de 106,51 registrado na terça-feira. O índice está em alta de 4,8% no ano.

O dólar recuava em relação ao euro EURUSD, cotado a 1,0643 dólar nesta quarta-feira, não muito longe do pico de 1,06013 dólar em cinco meses e meio registrado na terça.

O iene USDJPY permanecia um pouco abaixo de 154,79 por dólar, seu nível mais fraco em 34 anos.

Os participantes do mercado elevaram a barra para uma possível intervenção do Banco do Japão para sustentar a moeda japonesa, mencionando agora o nível de 155, em relação a 152 antes, mesmo acreditando que o banco central pode intervir a qualquer momento.

(Reportagem adicional de Ankur Banerjee em Cingapura)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können