ReutersReuters

Artistas de videogame de Hollywood farão greve por preocupações com IA e salários

Atores de voz de videogames e artistas de captura de movimentos convocaram uma greve devido às negociações fracassadas de contratos de trabalho focadas em proteções relacionadas à IA para trabalhadores, provocando outra paralisação em Hollywood.

O SAG-AFTRA convocou uma greve do Acordo de Mídia Interativa que abrange artistas de videogame, com vigência a partir de 26 de julho, informou o sindicato na quinta-feira.

A decisão ocorre após meses de negociações com grandes empresas de videogame, incluindo Activision Productions, Electronic Arts EA, Epic Games, Take-Two Interactive TTWO, Disney DIS Character Voices e WB Games, da Warner Bros Discovery WBD.

O Contrato de Mídia Interativa expirou em novembro de 2022 e estava sendo estendido mensalmente durante as negociações.

"Embora acordos tenham sido firmados em muitas questões importantes para os membros do SAG-AFTRA, os empregadores se recusam a afirmar claramente, em linguagem clara e executável, que protegerão todos os artistas abrangidos por este contrato em sua linguagem de IA", disse o sindicato em um comunicado.

O SAG-AFTRA (link) também representa os atores de cinema e televisão que entraram em greve em julho do ano passado devido a preocupações com salvaguardas inadequadas contra a inteligência artificial(IA), colocando Hollywood no meio de duas paralisações simultâneas pela primeira vez em 63 anos.

Enquanto os estúdios de cinema e televisão negociavam a partir de uma posição unificada, e tinham a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão(AMPTP) negociando em seu nome, não há nenhum grupo análogo na indústria de jogos, então é altamente provável que um ou mais desenvolvedores de jogos aceitem as demandas do sindicato, disse o diretor administrativo da Wedbush, Michael Pachter.

"Uma vez( desenvolvedor) faz isso, todos farão isso."

Além das proteções de IA, as questões mais urgentes do SAG-AFTRA nas negociações de contrato para artistas de videogame são salários mais altos, tratamento médico e intervalos para artistas de captura de movimento.

SAG-AFTRA diz que pagar por artistas de videogame tem não acompanhou a inflação. Também está a prosseguir mais proteções para os artistas de captura de movimento que usam marcadores ou sensores na pele ou em um traje corporal para ajudar os criadores de jogos a criar movimentos de personagens.

"Estamos decepcionados que o sindicato tenha escolhido ir embora quando estamos tão perto de um acordo, e continuamos preparados para retomar as negociações. Já encontramos um ponto em comum em 24 de 25 propostas, incluindo aumentos salariais históricos e disposições de segurança adicionais", disse Audrey Cooling, porta-voz da parte dos produtores de videogames do Interactive Media Agreement.

A oferta apresentada ao SAG-AFTRA apresenta proteções de IA que incluem a exigência de consentimento e compensação justa a todos os artistas que trabalham sob o IMA, disse Cooling.

Ainda assim, o Pachter de Wedbush disse Os dubladores constituem uma parcela muito pequena dos custos de desenvolvimento do jogo que em média são mais de 80 milhões de dólares, e dublagem fazem e arrecadando apenas cerca de US$ 500.000 disso.

"Simplesmente não vale a pena atrasar o lançamento de um jogo para economizar algumas centenas de milhares de dólares", disse Pachter.

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können