ReutersReuters

Euro cai para mínima desde 2002 por preocupações com preços de energia

O euro atingiu nova mínima de duas décadas em relação ao dólar nesta quarta-feira, devido aos temores com o impacto do aumento dos preços da energia e uma potencial escassez sobre a economia do bloco, enquanto a demanda por ativos seguros levou o dólar a máximas de 20 anos.

Todos os campos de petróleo e gás que foram afetados por uma greve no setor petrolífero da Noruega devem voltar a operar totalmente dentro de alguns dias, disse a Equinor 02NG nesta quarta-feira.

Espera-se que todos os campos de petróleo e gás que foram afetados por uma greve no setor petrolífero da Noruega voltem a funcionar em pleno dentro de alguns dias, a Equinor 02NG disse na quarta-feira.

Enquanto isso, o Goldman Sachs elevou suas previsões de preços de gás natural, dizendo que uma restauração completa dos fluxos de gás russo através do Nordstream1 não era mais o cenário mais provável.

Analistas esperam uma rápida retomada dos preços do petróleo à medida que o aperto na oferta persiste e os spreads entre os vencimentos mais próximos se mantêm, apesar da queda dos preços de terça-feira.

"Não é apenas a ameaça de não entrega (de gás) que está pesando sobre o euro", disse Moritz Paysen, consultor de forex e taxas da Berenberg.

"Os custos de energia já altos são um fardo. Os custos de energia na Europa são muitas vezes mais altos do que nos EUA", acrescentou.

O euro caiu 0,7% em relação ao dólar, para 1,0186 dólar, na primeira vez abaixo de 1,02 dólar desde dezembro de 2002. EURUSD

Os consumidores da zona do euro cortaram gastos com alimentos, bebidas e tabaco pelo segundo mês consecutivo em maio devido à alta dos preços, de acordo com estimativas da agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgadas nesta quarta-feira.

O índice do dólar --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,4%, para 107,02, máxima desde 2002. DXY

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können