"Árvore de Dinheiro" existe? Comprados em ARKK dirão que sim!

Olá Investidores,

Muitos de vocês já devem conhecer ou ter escutado sobre ETFs (Exchange Traded Funds), os famosos fundos de investimentos que são negociados diretamente na bolsa de valores como se fosse uma ação.
No Brasil, somente agora começamos a ter uma diversidade maior desse instrumento, que antes estava restrito basicamente ao BOVA11, SMAL11 e IVVB11, mas, infelizmente, ainda estamos anos luz atrás do mercado americano.
E lá, nos EUA, uma nova onda de ETFs começou a ganhar destaque nos últimos, que são os ETFs de gestão ativa, sendo que os mais famosos são os da gestora ARK Investments, da Cathie Wood.
Mas, afinal, o que são os ETFs de gestão ativa? Primeiramente, é importante explicar que normalmente os ETFs são passivos, ou seja, eles simplesmente replicam algum índice de países, setores da economia, de commodities, etc. Nesses ETFs passivos não há qualquer preocupação do gestor em olhar se a empresa é boa ou ruim, mas, sim, simplesmente replicar a composição desses índices, para, desta forma, replicar a mesma perfomance. Em outras palavras, os ETFs passivos compram exatamente os papéis que compõe o índice de referência (na mesma proporção, inclusive) para ter a mesma perfomance.
No entanto, os ETFs de gestão ativa, o gestor faz a escolha dos ativos, seguindo por óbvio, o objetivo (ou como chamamos no mercado, o mandato do fundo). Nesses ETFs, o gestor não vai simplesmente replicar o índice, ele vai escolher os ativos que ele entende que terão melhor perfomance no período. Além disso, os ETFs (mesmo os de gestão ativa) apresentam uma taxa de administração menor que os fundos de investimentos convencionais e não tem taxa de perfomance, o que chama a atenção dos investidores de retail (varejo).
E é nesse contexto que os ETFs da ARK estão se destacando no mercado, veja, por exemplo, o ARKK, um ETF que tem por objeto ações de tecnologia e inovação, teve uma perfomance de quase 200% no período de 1 ano. Desta forma, os ETFs ativos e a gestora ARK tem ganhando destaque em WallStreet, a sua fundadora e CIO Cathie Wood foi eleita a melhora selecionadora de ações de 2020 pela Bloomberg e, recentemente, a revista da Bloomberg Businessweek fez um artigo onde traz que a Ark Investment está sendo chamada de "Money Tree" (Árvore de Dinheiro) pelos investidores de retail (varejo) na Coreia do Sul.
Mas lembrem-se sempre que perfomance passada não é garantia de retornos futuros, e no caso de ETFs, seja de gestão passiva ou ativa, é muito importante consultar o site da gestora para verificar o que está dentro daquele ativo, quais são as empresas que lhe compõe e, principalmente, quais os riscos que você estará exposto ao investir.

Bons investimentos,

Lucas Bento Sampaio

ARKKBeyond Technical AnalysisTrend Analysis

Haftungsausschluss