ReutersReuters

Painel da FDA dos EUA vota contra a insulina semanal da Novo Nordisk em pacientes com diabetes tipo 1

Os conselheiros do regulador de saúde dos EUA votaram na sexta-feira contra o uso da insulina semanal NOVO_B da Novo Nordisk em pacientes com diabetes tipo 1 devido aos riscos de níveis baixos de açúcar no sangue.

O painel de especialistas independentes da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) votou 7 a 4, dizendo que os benefícios da insulina icodec semanal não superam os riscos

A Novo pretende ser a primeira a chegar ao mercado com um produto de insulina semanal, oferecendo uma alternativa para pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 que agora dependem de múltiplas injeções diárias.

"Estou preocupado que a aprovação(insulina) O uso do icodec neste momento com dados inadequados pode ser um desincentivo para novos ensaios, que penso serem necessários para utilizá-lo com segurança em diabéticos tipo 1", disse Cecilia Low Wang, presidente do painel.

Os comentários foram feitos depois que a equipe do FDA sinalizou na quarta-feira (link) o risco de níveis baixos de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1, que são mais dependentes de insulina, e a falta de dados clínicos para apoiar os métodos propostos pela Novo para mitigar os riscos associados à hipoglicemia, uma condição na qual os níveis de açúcar no sangue caem abaixo da faixa padrão.

A Novo disse que continuará a trabalhar em estreita colaboração com a FDA para identificar os próximos passos necessários para levar o tratamento ao mercado.

O aumento de eventos hipoglicêmicos para diabéticos tipo 1 pode ser uma barreira para esses pacientes, disse Derren Nathan, analista da Hargreaves Lansdown, antes da reunião do painel.

A analista do Barclays, Emily Field, disse que era plausível que a FDA não recomendasse a aprovação em pacientes do tipo 1, mas que a Novo ainda poderia buscar a aprovação para pacientes do tipo 2, que é um mercado maior.

Embora a FDA normalmente siga as recomendações do seu painel de especialistas, não é obrigada a fazê-lo.

A injeção basal semanal, sob a marca Awiqli, foi aprovada no início desta semana para uso na União Europeia, disse a farmacêutica dinamarquesa na sexta-feira.

A insulina basal ajuda a regular os níveis de glicose no sangue ao longo do dia, em comparação com a insulina em bolus, que controla o aumento da glicose no sangue após as refeições.

A rival Eli Lilly LLY também está desenvolvendo sua própria injeção de insulina uma vez por semana, efsitora (link).

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können