ReutersReuters

Sindicato dos diretores chega a acordo provisório com estúdios de Hollywood

O Sindicato dos Diretores da América (DGA, na sigla em inglês)disse ter chegado a um acordo provisório com grandes estúdios de cinema e televisão, que vêm enfrentando árduas negociações com sindicatos de Hollywood.

O acordo trabalhista de três anos com a Aliança de Produtores de Televisão e Cinema (AMPTP, na sigla em inglês), que representa grandes estúdios como Netflix e Walt Disney, inclui ganhos salariais, participação em receitas de streaming, acordo sobre inteligência artificial e redução de horas na jornada de trabalho.

"Concluímos um acordo verdadeiramente histórico", disse Jon Avnet, presidente do Comitê de Negociação da DGA, em comunicado no sábado. O DGA representa mais de 19.000 diretores e membros da equipe de direção. As negociações entre as duas entidades tiveram início em 10 de maio.

O acordo provisório marca uma resolução relativamente rápida das negociações contratuais em Hollywood este ano, onde os roteiristas de cinema e televisão mantêm uma greve desde 2 de maio, iniciada após falharem ao conseguir um acordo com os estúdios para melhores salários e segurança no trabalho.

A paralisação de um mês dos membros do Sindicato dos Roteiristas da América interrompeu a produção de programas noturnos e encerrou produções de alto nível, como "Stranger Things", da Netflix.

Uma votação para ratificar o acordo provisório está marcada para terça-feira, informou a DGA. Se aprovado, o acordo pode oferecer um plano para as negociações com os roteiristas em greve e para as próximas conversas entre os estúdios e o SAG-AFTRA, o sindicato que representa os atores de Hollywood.

Roteiristas notáveis de cinema e televisão receberam apoio de sindicatos que representam trabalhadores das indústrias de turismo e hotelaria, professores, trabalhadores de logística e funcionários públicos, preparando o terreno para o que um líder sindical chamou de "verão quente do trabalho".

(Reportagem de Maria Caspani)

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können