ReutersReuters

Abiove mantém números de safra, processamento e exportação de soja do Brasil em 2023

A safra de soja do Brasil, cuja colheita está em andamento, foi estimada em recorde de 152,6 milhões de toneladas para este ano, informou nesta quinta-feira a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), mantendo a mesma perspectiva divulgada no mês anterior.

A entidade que representa as processadoras e tradings da oleaginosa também manteve as projeções para esmagamento em 52,5 milhões de toneladas e de exportação em 92 milhões de toneladas.

A colheita do Brasil, maior produtor e exportador global de soja, caminha para ter incremento de 18,7% ante a temporada passada, segundo os dados da Abiove, na esteira de avanços em área plantada e ganhos de produtividade, com o bom desempenho em várias regiões compensando perdas por seca no Rio Grande do Sul, também um grande produtor.

"É importante mencionar que as projeções da Abiove para a atual safra consideram a retomada do cronograma de mistura de biodiesel ao diesel comercial em 15% (o chamado B15), a partir de março, conforme previsto em lei", afirmou em nota.

Os números de produção de farelo e o óleo de soja seguem inalterados, apontando recordes de 40,2 milhões e 10,7 milhões de toneladas, respectivamente.

A projeção de exportações de farelo de soja permaneceu em 20 milhões de toneladas, enquanto a de óleo ficou em 1,75 milhão, queda de 32,7%, considerando maior demanda interna de óleo como matéria-prima para produção de biodiesel, conforme dados da Abiove.

Nesta semana, a consultoria StoneX alertou para a possibilidade de mudança no cenário de demanda externa pelos subprodutos da soja em função da quebra de safra na Argentina, que tende a incrementar a busca dos importadores por outras origens de farelo e óleo, podendo incentivar o esmagamento no Brasil.

Ainda de acordo com a Abiove, houve um leve ajuste positivo na previsão para a safra velha de soja do Brasil, colhida no ano passado, para 128,6 milhões de toneladas, contra 128,5 milhões no levantamento anterior.

O ajuste desencadeou um aumento de 100 mil toneladas na estimativa para os estoques finais de 2022, a 1,742 milhão de toneladas.

O volume de reservas é bem inferior aos estoques finais de 2021, que atingiram 5,23 milhões de toneladas, o que reduziu a capacidade de exportação neste início do ano, enquanto a colheita da safra 2022/23 ainda caminha com lentidão.

Na véspera, dados do governo federal mostraram que o Brasil embarcou 851,88 mil de toneladas do grão no mês passado, versus 2,45 milhões em janeiro de 2022.

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können