ReutersReuters

Indonésia diz que Tesla fechou negócio de US$5 bi para comprar derivados de níquel para baterias

A Tesla TSLA assinou contratos no valor de cerca de 5 bilhões de dólares para comprar materiais para suas baterias de empresas de processamento de níquel na Indonésia, disse um ministro sênior à CNBC Indonésia.

A maior economia do Sudeste Asiático vem tentando fazer com que a montadora norte-americana instale uma unidade de produção no país, que possui grandes reservas de níquel. O presidente Joko Widodo se reuniu com o fundador da Tesla, Elon Musk, no início deste ano para angariar investimentos.

"Ainda estamos em constante negociação com a Tesla... mas eles começaram a comprar dois excelentes produtos da Indonésia", disse o ministro coordenador de Assuntos Marítimos e de Investimento, Luhut Pandjaitan, em entrevista transmitida nesta segunda-feira.

Ele disse que a Tesla assinou um contrato de cinco anos com empresas de processamento de níquel que operam em Morowali, na ilha de Sulawesi. Os materiais serão usados ​​nas baterias de lítio da empresa.

A Tesla não respondeu imediatamente a um e-mail da Reuters pedindo comentários.

A Indonésia está interessada em desenvolver indústrias de veículos elétricos e baterias no país e interrompeu as exportações de minério de níquel para garantir o fornecimento aos investidores. A medida atraiu com sucesso investimentos de gigantes siderúrgicos chineses e empresas sul-coreanas como LG e Hyundai.

No entanto, a maior parte do investimento em níquel até agora foi para a produção de metal bruto, como ferro-gusa de níquel e ferroníquel.

O governo planeja impor impostos de exportação sobre esses metais para aumentar a receita e, ao mesmo tempo, incentivar mais produção doméstica de produtos de maior valor, disse uma autoridade sênior à Reuters na semana passada.

(Por Fransiska Nangoy)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447500))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können