ReutersReuters

Rendimentos dos títulos da zona do euro caem com BCE discutindo turbulência no mercado

A Itália liderava uma forte queda nos rendimentos dos títulos da zona do euro nesta quarta-feira, enquanto o euro se recuperava, com notícias de que o Banco Central Europeu (BCE) está fazendo uma reunião não programada para discutir a queda nos preços dos títulos do governo aumentando esperanças de que um plano de ação possa estar tomando forma.

Os custos dos empréstimos em todo o bloco monetário, incluindo a Alemanha, subiram para máximas de vários anos nesta semana, afetados pelas expectativas de uma alta agressiva de 0,75 ponto percentual nos juros norte-americanos nesta quarta-feira e pela preocupação com a falta de um plano do BCE para conter a tensão no mercado de títulos.

"Seria surpreendente se eles apresentassem uma nova ferramenta hoje", disse o analista-chefe da Nordea, Jan von Gerich.

Ainda assim, as notícias da reunião do BCE foram um alívio para os combalidos mercados de dívida.

Na Itália, os rendimentos dos títulos de dez anos caíam 22 pontos-base, para 4% IT10Y, abaixo de máximas de oito anos atingidas mais cedo. Os yields estavam a caminho de marcar sua maior queda diária desde 1º de março.

Os rendimentos dos títulos referenciais espanhóis e portugueses caíam cerca de 13 pontos-base cada, enquanto os yields gregos perdiam 25 pontos, para 4,4%, em sua maior queda diária desde março de 2020.

As taxas dos títulos alemães também recuavam, mas os movimentos eram modestos, talvez refletindo alguma cautela antes da decisão do Fed, outro evento importante para os mercados. Mais cedo, elas haviam atingido máximas em oito anos em torno de 1,77% (DE10TY=RR).

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können