ReutersReuters

Yara compra participação de 14% na plataforma de negócios agrícolas Orbia

A empresa norueguesa Yara International ASA YAR adquiriu por um valor não divulgado uma participação de 14% na plataforma brasileira de comércio online de produtos agrícolas Orbia, de propriedade majoritária da alemã Bayer AG BAYN.

A medida, formalmente anunciada depois que as partes obtiveram a aprovação das autoridades antitruste brasileiras para o acordo, ocorre em um momento em que a Yara pretende obter 25% de suas vendas de canais online até 2025, disse o vice-presidente de Farming Solutions para Yara Américas, Cleiton Vargas, em entrevista.

"A Orbia era a empresa perfeita", disse Vargas.

O CEO da Orbia, Ivan Moreno, disse que a Bayer e a brasileira Bravium foram igualmente diluídas para acomodar a Yara como sócia, com a empresa alemã agora possuindo 68,8% da Orbia e a Bravium detendo uma participação de 17,2%.

A Orbia acredita que uma nova geração de agricultores mais jovens comprará cada vez mais insumos online e quer capitalizar isso.

Moreno disse que o investimento da Yara na Orbia, que também lhe dá uma cadeira no conselho, permitirá à empresa "dar um salto".

"A presença da Yara reforça a credibilidade do nosso modelo de negócio", afirmou Moreno.

No marketplace da Orbia, os agricultores podem comprar sementes, fertilizantes e pesticidas. Eles também podem comercializar soja, milho e café.

A empresa projeta que as vendas da Orbia mais que triplicarão para 3 bilhões de reais este ano na comparação com 2021, disse Moreno.

Depois de testar as águas no Brasil, um grande produtor de commodities agrícolas, incluindo soja, café e açúcar, a Orbia expandiu suas operações para Argentina, México e Colômbia.

No Brasil, a plataforma conta com cerca de 190 mil agricultores cadastrados.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447745))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können