ReutersReuters

Lira turca estende recuperação de mínimas recordes e ativos chilenos se firmam após fortes vendas

A lira turca estendia sua alta ante mínimas recordes nesta terça-feira, com investidores avaliando a eficácia do plano antidolarização do governo local para conter a hemorragia da moeda, golpeada recentemente por uma política de juros baixos e inflação elevada.

A lira USDTRY avançava ligeiramente, negociada a 12,60 por dólar, mas estava abaixo de seu nível mais forte da sessão, de 11,09 por dólar.

A moeda turca se recuperou de uma mínima histórica de 18,4 por dólar para fechar em 13,15 na segunda-feira, uma recuperação impressionante de 25%, depois que o presidente do país, Tayyip Erdogan, revelou medidas que incluíam planos para proteger a poupança em moeda local contra flutuações cambiais.

No geral, os mercados do mundo em desenvolvimento recuperavam algumas das perdas de segunda-feira neste pregão, depois que preocupações com novas restrições relacionadas à Covid-19 reduziram o apetite por ativos de risco.

O peso chileno USDCLP subia marginalmente nesta terça-feira, após afundar para mínimas de 2020 na véspera, depois da vitória do esquerdista Gabriel Boric nas eleições presidenciais do país, que prometeu sacudir o modelo econômico do país voltado para o mercado.

As ações de Santiago SP_IPSA saltavam 2%, liderando os ganhos dos mercados de ações da região (.MILA00000PUS).

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können