ReutersReuters

Usinas de açúcar indianas fecham negócios de exportação com alta de preços

As usinas de açúcar indianas estão assinando agressivamente contratos de exportação depois que o governo do país aprovou um subsídio para vendas ao exterior, enquanto os preços globais estão no mais alto nível em três anos e meio, disseram quatro autoridades da indústria à Reuters nesta quinta-feira.

As exportações ajudarão o segundo maior produtor de açúcar do mundo a reduzir seus estoques e sustentar os preços locais, que, em desacordo com o mercado global, vêm caindo devido ao excesso de oferta no mercado interno.

Mas as remessas podem limitar uma alta nos preços de referência em Nova York SB1! e Londres SF1!.

As usinas já firmaram contratos para exportar 1,5 milhão de toneladas de açúcar na campanha de comercialização de 2020/21 que começou em 1º de outubro, principalmente para Indonésia, Sri Lanka, Afeganistão e países africanos. Os embarques estão previstos entre janeiro e março, disseram as autoridades.

Os contratos foram assinados entre 375 e 395 dólares a tonelada em uma base free-on-board (FOB), disseram três negociantes diretamente envolvidos. Eles preferiram não ser identificados devido a políticas de suas organizações.

"A maioria dos contratos foi feita para açúcar bruto, que está indo para a Indonésia", disse Rahil Shaikh, diretor-gerente da MEIR Commodities India.

A Indonésia, que tradicionalmente importa a maior parte de sua necessidade da Tailândia, começou a comprar açúcar indiano em 2020, após alterar os regulamentos de pureza para as importações de açúcar.

Dos 1,5 milhão de toneladas de contratos de exportação assinados, quase 1 milhão envolve açúcar bruto, enquanto o resto é de açúcar branco, disseram os comerciantes.

Sri Lanka, Afeganistão e países africanos estão comprando pequenas quantidades de açúcar branco, mas a demanda pelo produto é limitada devido à falta de contêineres, disseram.

Em meados de dezembro, a Índia aprovou um subsídio de 5.833 rúpias (79,53 dólares) por tonelada para incentivar usinas sem caixa a exportarem 6 milhões de toneladas de açúcar em 2020/21.

Aumentar os preços domésticos do açúcar ajudará a garantir que milhões de agricultores indianos recebam o preço estabelecido pelo governo.

O governo fixa os preços da cana-de-açúcar que as usinas devem pagar aos agricultores, mas com os valores do adoçante sob pressão as empresas sofrem para pagar o preço obrigatório da cana.

((Tradução Redação São Paulo 55 11 56447751)) REUTERS RS LC

Loggen Sie sich ein oder erstellen Sie ein fortwährend kostenloses Konto, um diese News lesen zu können